Carregando...

COMO REDUZIR DESPESAS DOMÉSTICAS

Publicidade

Como reduzir despesas domésticas em um orçamento? Existem duas categorias principais: custos fixos e despesas de vida.

Muitas vezes, o foco está em otimizar o resto de sua vida, mas você também pode reduzir suas contas mensais. 

Não é longo nem muito complicado, a prova com essas dicas para aliviar suas contas fixas e respirar mais fácil no dia a dia.

PRIMEIRA REGRA PARA COMEÇAR A REDUZIR DESPESAS DOMÉSTICAS: DEFINA SEU ORÇAMENTO

Passo um pouco tedioso, mas essencial. Para saber como reduzir seus custos fixos, você já deve saber para onde vai seu dinheiro ! 

Portanto, reserve um quarto de hora para fazer login no seu aplicativo bancário ou na área do cliente e apontar todas as suas contas mensais. Em seguida, liste-os e classifique entre:

Despesas fixas, ou seja, aquelas que você não pode/não quer reduzir (aluguel, por exemplo), despesas fixas negociáveis e despesas fixas que na verdade são lazer.

SEGUNDA REGRA PARA COMEÇAR A REDUZIR DESPESAS DOMÉSTICAS : OTIMIZE SEUS CUSTOS FIXOS DEDICADOS AO LAZER

Este item de despesa que se esconde na categoria de custos fixos deve ser examinado de perto. 

Seja uma assinatura da academia ou de plataformas de streaming, pergunte a si mesmo que uso você faz dela. Diariamente, semanalmente, quinzenalmente? Olhe para os 2 meses anteriores para ter uma ideia.

Em seguida, pense na melhor maneira de reduzir essas despesas:

Se você assina vários sites de streaming: mantenha o que você mais usa, cancele os outros.

Se você tem uma assinatura de academia que usa pouco: considere a possibilidade de praticar esportes gratuitamente em casa.

Se você quiser manter essas despesas: considere a assinatura multiusuário. Você pode assiná-lo com seus entes queridos ou acessar um site de co-assinatura .

UTILIZE UMA PLATAFORMA DE GESTÃO DE FATURAS

Os gastos com lazer são otimizados; resta passar para os outros: todas as contas obrigatórias ou de segurança (seguro mútuo, seguro, etc.). 

Mais uma vez, examine cuidadosamente a lista : alguns podem não ser tão essenciais (seguro de celular, por exemplo). 

Quanto aos outros, você tem certeza de que está pagando o preço certo?

Uma maneira muito prática e rápida de perceber isso é passar por uma plataforma de gerenciamento de despesas. Este sistema permite que você insira todas as suas despesas fixas em um painel.

O site então faz a comparação com outras ofertas equivalentes e informa quais são mais baratas.

E, como cereja no orçamento, ele pode cuidar dos cancelamentos para você, de graça!

CANCELE SUA INTERNET FIXA

Sim, você leu certo. A melhor maneira de economizar em sua internet é ficar sem ela.

A  Internet fixa está longe de ser essencial hoje: você pode substituí-la por um plano de celular 4G e se colocar em compartilhamento de conexão para aproveitar o GB da assinatura.

A única condição: ter um plano de celular em GB suficientemente generoso para permitir que você o use em um computador e em um laptop, mesmo em teletrabalho.

Você não tem ideia do seu consumo no PC?  Vá para Configurações> Rede e configurações para ver quantos GB você usou desde o início do mês.

Procure as melhores ofertas móveis para assinar um pacote vantajoso (100 GB, 200 GB, etc.) a um preço baixo.

Isso permitirá que você economize uma assinatura mensal de uma internet fixa, o custo de sua rescisão, mas também gaste menos eletricidade, evitando ter um roteador sempre ligado. Resumindo, mais de R$600,00 economizados por ano!

MELHORE O SEU EQUIPAMENTO DOMÉSTICO

Os reais vazam onde você não espera: uma torneira sem arejador, luzes com alto consumo de energia, produtos domésticos de uso único … em menor escala:

Otimize seu equipamento de água

Existem muitas ferramentas para controlar ou reduzir o fluxo de suas torneiras, descargas, chuveiros. 

De um simples arejador a um chuveiro conectado, você pode reduzir seu consumo em até 50%!

Opte por lâmpadas de baixo consumo

Muito menos caras por ano, elas também duram mais: até 50.000 horas, em comparação com 1.000 horas de uma lâmpada convencional. 

Considere também os LEDs, que são muito econômicos, para a iluminação auxiliar (corredor, barra de luz para a cozinha, banheiros, etc.) e lâmpadas solares para as luzes do jardim.

Vá de desperdício zero

Diga adeus à esponja que precisa ser trocada a cada dois meses: substitua-a por uma tawashi, uma esponja lavável que é muito mais higiênica… e durável!

A mesma coisa para toalhetes de limpeza descartáveis ​​ou algodões demaquilantes, vantajosamente substituídos pelas suas alternativas laváveis.

A sopalin, por sua vez, pode ser substituída por quadrados de tecido cortados de linho velho, para lavar na máquina e reutilizar à vontade. Você pagará menos por suas compras em um ano (e nos seguintes!).

Adote gestos ecológicos

Os hábitos nos moldam … e o mais simples deles pode pesar muito no orçamento. Ecogestos não requerem tempo ou esforço sobre-humano: basta adquirir os reflexos certos e depois aplicá-los sem pensar:

Pequenos esforços que, em conjunto, lhe permitirão fazer grandes economias!