Carregando...

COMO CONSERTAR UMA UNHA QUEBRADA? DICAS E TRUQUES

Publicidade

Saquinho de chá, lenço de papel, endurecedor… Existem vários métodos para cuidar de unhas quebradiças e reparar aquelas que já estão danificadas.

Uma unha quebrada pode estragar rapidamente uma manicure elegante ou uma arte de unha sofisticada.

Para esconder a miséria e tratar as unhas quebradiças , é possível contar com remédios caseiros. Alexandra Falba, manicure especialista da OPI, dá-nos as suas dicas.

DICAS PARA REPARAR UMA UNHA RACHADA OU RACHADA

A especialista revela sua técnica favorita, para a qual é preciso trazer um objeto do cotidiano: um lenço de papel.

Publicidade

Cola para unhas postiças ou uma base de verniz “ligeiramente líquida” e uma lima também são necessárias. Primeiro passo: “Começamos com um pouco de polidor abrasivo ou uma lima “não muito ruim”, depois lixamos suavemente a superfície da unha onde ela está quebrada.

» No caso de unha rachada , a unha é polida até desaparecer. Se possível, ela também aconselha a limpeza da ferida com álcool para remover as substâncias gordurosas e permitir uma melhor adesão.

Chega o momento técnico: depois de cortar um pedaço um pouco maior do que o tamanho da quebra, recuperamos uma única espessura, “como uma espécie de papel mata-borrão muito fino”.

Publicidade

Aplicamos cola de unha postiça ou base de verniz na área, depois colocamos ali, como um curativo, o pedaço fino de lenço enquanto o produto ainda estiver úmido.

Uma vez que a mistura esteja seca – após 2-3 minutos – a lima ou polidor é usado novamente para suavizar os contornos e a superfície. Algumas camadas de verniz colorido e pronto.

Esta técnica é semelhante à do saquinho de chá, para o qual basta trazer um pedaço de saquinho de chá seco e aplicá-lo na unha da mesma maneira.

Para Alexandra Falba, “funciona muito bem também”, mas o resultado é “um pouco mais grosso” do que o lenço de papel porque o material não racha.

UNHA QUEBRADA: COMO CAMUFLAR O DANO?

Infelizmente, se a unha quebrar ou um pedaço cair, é mais difícil remendá-lo. “A única maneira de consertar é substituir a peça quebrada”, diz a manicure.

Um método que não é acessível a mãos inexperientes. Ela aconselha “cortar tudo para que as unhas tenham o mesmo comprimento”.

Antes de acrescentar: “Se as unhas não são muito compridas e quebramos um flush, podemos trapacear um pouco visualmente. Depois de pintar todas as unhas, a lacuna não será tão visível.

POR QUE NOSSAS UNHAS QUEBRAM? COMO EVITÁ-LO?

Esses remédios salvam vidas a curto prazo, mas as pessoas que têm unhas danificadas por muito tempo precisam corrigir o problema na origem.

“Se você perceber que além de ter unhas muito frágeis, dobráveis, ressecadas, você faz essa observação sobre o resto dos seus apêndices – a pele, o cabelo… Vale a pena ir ao médico fazer um exame de sangue e ver se existem deficiências. ”

Uma vez descartada a hipótese de um problema de saúde, é possível se precaver contra danos. Primeiro, você precisa saber se as unhas estão quebradiças e secas ou macias e dobráveis.

No primeiro caso, pode ser suavizado fornecendo-lhe substâncias gordurosas: um óleo nutritivo para cutículas, óleos de amêndoa, abacate ou até prímula e bálsamos ou manteigas vegetais (karité, manga, etc.) fazem o truque.

Como durante uma manicure japonesa, basta massagear a unha e sua raiz com o produto todos os dias. Na segunda, um tratamento de endurecimento na forma de cura de duas ou três semanas – a OPI oferece um chamado Nail Envy – pode ajudar.

“Acumulamos camadas por cinco dias, removemos tudo e começamos de novo”, explica Alexandra Falba. Tenha cuidado para não exagerar, porque a unha pode rapidamente passar de dobrável a quebradiça.

Ela também desaconselha a compra de um endurecedor de resina de formaldeído, pois é “muito irritante para o trato respiratório”.

Ao mesmo tempo, curas semestrais de suplementos alimentares direcionadas a cada mudança de estação também são uma boa maneira de limitar a quebra.