Carregando...

8 DICAS ESSENCIAIS PARA COBRIR SUA HORTA COM PALHA

Publicidade

Em sua horta , o cobertura com palha lhe dará uma longa lista de benefícios. Para começar, a palha é barata, fácil de trabalhar e boa para o solo .

E uma camada de palha entre as fileiras de vegetais destaca suas plantas e faz com que seu jardim pareça limpo e arrumado.

Embora exija um pouco de esforço no início, a cobertura morta com palha economizará tempo a longo prazo quando se trata de capina e rega.

A menos que você jardina em grande escala, um ou dois fardos geralmente são tudo o que você precisa para cobrir toda a horta. Aqui está o que você precisa saber sobre o uso de cobertura de palha em torno de suas plantas comestíveis.

Publicidade

O QUE É PALHA?

Palha são os caules secos deixados após a colheita do trigo ou da aveia (ou outros grãos).

Uma vez que o grão é removido, os talos secos são empacotados em fardos .

Idealmente, haverá muito poucas sementes ou ervas daninhas no fardo de palha. (Palha de pinheiro é simplesmente agulhas de pinheiro enfardadas e é uma boa opção para cobertura de canteiros ornamentais.)

Publicidade

BENEFÍCIOS DA COBETURA COM PALHA

A cobertura de palha não apenas suprime o crescimento de ervas daninhas , mas também modera as flutuações na temperatura e umidade do solo.

“Uma boa cobertura de palha manterá as plantas mais frescas, minimizando o estresse nas partes mais quentes do dia”, diz o agente de extensão de horticultura da Carolina do Norte, Gene Fox.

E como a palha reduz a evaporação da superfície do solo, você não precisará regar com tanta frequência. Manter o solo mais uniformemente úmido tem muitos benefícios.

“Regular a umidade ao longo do dia é fundamental para prevenir problemas fisiológicos, como rachaduras de frutas e até a podridão final da flor em tomates ”, diz Fox.

Uma boa camada de cobertura de palha ajuda a prevenir doenças que são frequentemente transmitidas por respingos de chuva.

“À medida que as gotas de chuva atingem o solo nu, as partículas são lançadas no ar e muitas vezes pousam na parte inferior das folhas, espalhando doenças bacterianas e fúngicas. A cobertura orgânica [como palha] dissipará a velocidade das gotas de chuva, minimizando os respingos do solo , o que impede bastante a transmissão de doenças em plantas de jardim “, diz Fox. 

Melões em desenvolvimento , abóboras e abóboras ficam mais limpos quando descansam em uma cama de palha. É ótimo para morangos também.

“Alguns dos meus melhores canteiros de morango são com palha entre as fileiras”, diz Beth Chisholm, Coordenadora de Hortas Comunitárias do Condado de Whatcom do Serviço de Extensão da Universidade do Estado de Washington. “Apenas observe as lesmas “, acrescenta ela.

DICAS PARA USAR PALHA EM SUA HORTA

Embora a palha seja uma excelente cobertura para sua horta, há algumas coisas que você deve saber sobre como tirar o máximo proveito desse tipo de cobertura .

Use estas dicas ao cobrir com palha para ajudar suas plantas a prosperar.

Use palha limpa – não feno! Embora possam parecer semelhantes, palha e feno são diferentes em uma característica importante: o feno, que é cultivado para alimentar animais, contém sementes.

Se usadas como cobertura morta, essas sementes germinam e criam um problema de ervas daninhas . Uma palha de boa qualidade contém poucas sementes.

Ao comprar palha, examine o fardo em busca de ervas daninhas – palha de ervas daninhas também semeia ervas daninhas no jardim – exatamente o que você não quer.

Vale a pena perguntar para encontrar uma fonte confiável de palha de qualidade; um agricultor local, viveiro ou centro de jardinagem geralmente pode ajudá-lo. 

Aplique uma fonte de nitrogênio no solo antes do plantio. À medida que a palha se decompõe, pode temporariamente roubar o nitrogênio do solo.

Isso é facilmente evitado adicionando composto , estrume bem apodrecido, minhocas ou um fertilizante orgânico equilibrado ao solo antes do plantio e da cobertura morta.

Não coloque a cobertura morta até que seus vegetais tenham crescido por algumas semanas. A aplicação de cobertura morta sobre as sementes recém-plantadas pode impedir sua germinação.

Chisolm sugere uma exceção a essa regra: “Ao semear ervilhas ou feijões , a palha é uma ótima maneira de proteger o plantio dos pássaros que roubam as sementes recém-plantadas”.

Mas basta usar uma leve camada de palha até que as ervilhas ou feijões estejam crescendo.

Remova ervas daninhas do jardim antes de aplicar a cobertura morta. Embora a cobertura morta impeça a germinação da maioria das novas sementes de ervas daninhas, é importante remover as ervas daninhas existentes antes de espalhar o canudo.

“A maioria das ervas daninhas anuais requerem luz solar para desencadear a germinação. Ao impedir que a luz do sol atinja a superfície do solo, podemos cortar quase todas as ervas daninhas anuais que nos atormentam no jardim”, diz Fox. 

Aplique o canudo com pelo menos quatro a oito centímetros de profundidade. Embora isso pareça muito, o canudo comprimirá rapidamente e, para obter o máximo benefício da cobertura, você precisa de uma boa cobertura.

Essa camada isolante promoverá micróbios benéficos que ajudam a construir o solo. Também ajuda a prevenir a erosão.

Não adubo até o caule da planta. Cubra bem o espaço entre as fileiras, mas não até os caules das plantas, o que pode estimular o aparecimento de doenças fúngicas.

Uma boa regra é deixar um a três centímetros de espaço ao redor dos caules das plantas para fornecer boa circulação de ar e evitar apodrecimento.

Adicione mais palha, se necessário, durante a estação de crescimento. Como a palha se decompõe rapidamente, você deve verificá-la na metade da estação de crescimento e adicionar mais palha, se necessário, para manter uma boa cobertura.

Uma camada adequadamente espessa de cobertura morta é particularmente importante durante o calor do verão.

Use a palha para construir seu solo. No final da estação de crescimento, a cobertura de palha ajuda a melhorar o solo do seu jardim .

Fox explica: “Como se decompõe tão rapidamente, o canudo pode ser transformado no solo através da lavoura para ajudar a alimentar a atividade microbiana.

Todo o processo torna os solos mais saudáveis ​​e mais capazes de produzir e reter os nutrientes que nossas plantas precisam para crescer”.