Carregando...

COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE COBERTURA MORTA PARA SUA PAISAGEM

Publicidade

Embora o cobertura morta possa parecer uma parte simples da jardinagem , existem algumas informações obrigatórias sobre as diferentes coberturas que você pode usar e os benefícios de cada uma.

Embora a casca desfiada possa vir imediatamente à mente, existem vários outros tipos de cobertura morta que você pode considerar usar em seu jardim.

Publicidade

Saber quando adicionar cobertura morta aos seus canteiros e quanto usar é essencial para manter todas as suas plantas saudáveis.

Mantenha essas dicas em mente ao plantar seu jardim de primavera e durante todo o ano, especialmente se você decidir adicionar novos canteiros ou paisagismo.

Publicidade

BENEFICIOS DA COBETURA MORTA

Existem algumas vantagens em adicionar cobertura morta ao seu jardim . No verão, a cobertura morta ajuda o solo a reter a umidade, para que você não precise regar com tanta frequência .

O solo também tende a secar mais rápido e endurecer no sol quente. A cobertura morta ajudará a proteger o solo do cozimento sob a luz direta do sol e manterá suas plantas felizes.

Palha também previne ervas daninhas . Adicioná-lo ao seu canteiro impedirá que a luz atinja o solo, impedindo que muitos tipos de sementes de ervas daninhas brotem.

Ao adicionar uma camada espessa de cobertura morta, você garantirá que as ervas daninhas nunca vejam a luz do dia!

Dica de teste do jardim: Embora uma camada uniforme de cobertura seja ideal, não exagere . A melhor profundidade para uma camada de cobertura morta é de 2 a 4 centímetros.

Mais profundo, e pode ser difícil para o oxigênio atingir o solo, o que pode fazer com que suas plantas sofram.

Com o tempo, alguns tipos de cobertura, feitos de materiais orgânicos (aqueles produzidos por ou parte de um ser vivo), se decompõem e aumentam a estrutura e a fertilidade do solo .

Isso é especialmente verdadeiro com o composto usado como cobertura morta, porque seus nutrientes promoverão os organismos do solo e estimularão o crescimento das plantas.

Além disso, uma camada de cobertura morta pode ajudar a combater as mudanças climáticas porque o solo coberto retém carbono em vez de liberar esse gás de efeito estufa no ar.

QUANDO ADICIONAR A COBERTURA MORTA

A cada primavera, verifique as áreas cobertas de palha do seu jardim e adicione mais se a camada estiver começando a ficar fina.

Se você está cobrindo uma grande área do seu quintal pela primeira vez e não apenas retocando alguns canteiros, convém agendar uma entrega de um fornecedor a granel.

Vai ser mais barato do que comprar uma tonelada de palha ensacada do seu centro de jardinagem local, e você também não terá que transportar todas essas sacolas em seu veículo para o seu quintal.

Verifique sua cobertura novamente quando o final do outono chegar e reaplique, se necessário. No inverno, uma boa camada de cobertura morta atua como isolante, ajudando a regular a temperatura do solo.

Isso reduz o estresse nas raízes das plantas e evita a geada (onde as plantas menores são empurradas para fora do solo), pois congela e derrete repetidamente.

Certifique-se de que o solo congelou algumas vezes antes de adicionar cobertura morta como uma camada protetora para o inverno.

TIPOS DE COBERTURA DE JARDIM

Dependendo do seu projeto paisagístico e do que você está plantando, essas escolhas podem ser uma boa cobertura morta.

Casca Desfiada

A casca desfiada é um dos tipos mais comuns e menos caros de cobertura morta. Ele vem de uma variedade de fontes, incluindo árvores de cedro.

A casca desfiada é um dos melhores tipos de cobertura morta para usar em encostas e se decompõe de forma relativamente lenta.

Como bônus, algumas coberturas de casca triturada são subprodutos de outras indústrias e são consideradas ecologicamente corretas. Verifique a embalagem do adubo para obter mais informações.

Dica de jardim de teste:  A casca desfiada pode absorver um pouco de nitrogênio do solo à medida que se decompõe. Se você tem solo pobre, adicionar um pouco de fertilizante orgânico ao solo pode ajudar a manter suas plantas saudáveis.

Canudo

A cobertura de palha tem uma bela cor dourada que fica ótima no jardim. Também é um pouco mais lento para quebrar do que folhas ou aparas de grama.

Alguns jardineiros gostam de pedaços menores de palha desfiada, enquanto outros preferem pedaços maiores. A palha é classicamente utilizada em hortas mais utilitárias, como hortas e em torno de medronheiros .

A palha faz um ótimo trabalho ao manter a lama longe de seus comestíveis.

Dica do jardim de teste: Certifique-se de que o canudo esteja livre de sementes de ervas daninhas. Caso contrário, pode causar mais ervas daninhas do que previne. (A palha de aveia costuma ser particularmente cheia de ervas daninhas.)

Composto

O composto se parece com o solo, exceto que é mais escuro, por isso destaca bem as plantas.

Este material de cobertura se decompõe rapidamente, mas adiciona à estrutura do solo mais rapidamente.

Além disso, é barato; você pode criar seu próprio composto rico gratuitamente, mesmo a partir de aparas de grama e folhas. Muitos municípios também distribuem composto.

Chips de casca de pinho ou cedro

Muitas vezes rotulados como pepitas de casca, esses pedaços lascados de casca são mais lentos para quebrar do que a casca triturada, mas também não ficam no lugar.

Como resultado, eles não são o melhor tipo de cobertura morta para encostas ou outras áreas onde a chuva forte pode lavá-los; os chips tendem a flutuar e decolar como barcos.

As pepitas estão disponíveis em vários tamanhos; quanto maior a pepita, mais tempo dura.

Pedras e Pedras de Rio 

As rochas tendem a ser mais caras do que as coberturas orgânicas. Mas por serem materiais inorgânicos, rochas de rios, pedras e seixos de paisagismo não se desfazem, então não precisam ser reaplicados todos os anos.

No entanto, isso também significa que eles não melhoram seu solo ao longo do tempo. Tome cuidado ao usar a pedra como cobertura porque as pedras tendem a ficar muito quentes ao sol. As pedras são frequentemente usadas em jardins de cactos e pedras .

Se você decidir usar pedras e pedras como cobertura morta em uma área onde as plantas não vão crescer, como embaixo de um deck, cubra o solo primeiro com tecido de paisagismo transparente.

Isso ajudará a evitar que as ervas daninhas cresçam através da rocha.

Publicidade