6 DAS PRAGAS DE PLANTAS DOMÉSTICAS MAIS COMUNS E COMO SE LIVRAR DELAS

Werbung

Quer você cultive algumas violetas africanas , mime uma figueira de folha de violino ou tenha uma casa cheia de plantas tropicais exóticas , você sabe que os cuidados regulares ajudam a manter todas as suas plantas de casa saudáveis ​​e felizes.

Mas apesar de todo o seu TLC, de vez em quando seu jardim interno pode acabar com uma infestação de insetos ou ácaros. Alguns insetos não farão muito mal, mas se não forem tratados, eles podem se multiplicar e transformar sua planta favorita em uma bagunça feia, ou até mesmo matá-la.

Mas não entre em pânico. As pragas mais comuns de plantas domésticas podem ser controladas com algumas técnicas simples e um pouco de paciência.

Werbung

“Ao lidar com pragas de insetos de plantas de casa, o primeiro passo é se perguntar o quanto você valoriza a planta .

Não há soluções rápidas e levará tempo e dedicação para gerenciar as pragas”, diz Laura Jesse Iles, diretora do Plant and Insect Clínica Diagnóstica da Iowa State University.

Se você decidir tratar em vez de jogar fora sua planta infestada, Iles recomenda isolá-la para evitar que o problema se espalhe para outras plantas.

Veja como se livrar das pragas de plantas domésticas mais comuns que você pode encontrar.

1. Balanças

As escamas são insetos de corpo mole que sugam a seiva das plantas. Minúsculos rastreadores (o estágio imaturo) se movem um pouco enquanto se alimentam.

Os adultos se cobrem com uma camada protetora de cera e ficam parados, para que você nem reconheça as pequenas protuberâncias brancas ou marrons como insetos.

As escamas são mais prováveis ​​de serem encontradas na parte inferior das folhas e nos caules, embora ocasionalmente também apareçam na superfície superior da folha.

Embora possam se alimentar de muitas plantas de casa diferentes, as escamas gostam particularmente de árvores cítricas , hera e figos.

As folhas infestadas de escamas podem ficar amarelas ou cair, e as hastes morrem. Os insetos também produzem uma substância pegajosa chamada melada que eles deixam em sua planta.

Além de fazer uma bagunça, o resíduo doce pode atrair formigas , além de um fungo preto chamado fuligem frequentemente se desenvolver nele ( não é uma boa aparência).

Como controlar balanças

Pulverize sua planta com sabão inseticida ou óleo de nim  para sufocar os rastreadores. Os adultos são mais difíceis de controlar por causa de sua cobertura cerosa.

Use a unha para raspá-los suavemente. Se possível, remova as partes fortemente infestadas da planta, como folhas mais velhas. Verifique sua planta regularmente e raspe as escamas que encontrar até que a infestação desapareça.

2. Cochonilhas

Mealybugs são semelhantes a escalas; são sugadores, têm um revestimento ceroso e produzem melada. “Sinais de uma infestação de cochonilhas ou cochonilhas podem incluir a presença de depósitos cerosos na planta;

De fuligem preta que cresce na melada produzida por esses insetos e (dependendo da intensidade da infestação) às vezes folhas amareladas e morrendo, e crescimento de plantas distorcido ou atrofiado”, diz Natalia von Ellenrieder do Plant Pest Diagnostic Branch do Departamento de Agricultura da Califórnia.

As cochonilhas fêmeas produzem um material branco e felpudo onde põem ovos que eclodem em rastreadores. Coleus , hoya , jade , gardênia e poinsétias são particularmente suscetíveis a cochonilhas.

Como controlar cochonilhas

Use um cotonete embebido em álcool para remover as cochonilhas. Para plantas maiores e resistentes, lave as folhas com um forte jato de água para desalojar as pragas. Sabão inseticida e óleo de nim podem ser a melhor opção para infestações pesadas.

3. Ácaros Aranha

Os ácaros são tão pequenos que você pode nem vê-los. Eles parecem manchas escuras nas folhas, mas você provavelmente notará primeiro suas teias brancas e sedosas nas axilas das folhas ou ao longo das nervuras.

Os ácaros sugam a seiva das folhas e as fazem descolorir e cair. Heras, dracaenas , figos, hibiscos e scheffleras são alguns de seus anfitriões favoritos.

Como controlar os ácaros da aranha

As infestações de ácaros são difíceis de controlar. Se sua planta estiver muito infestada, é melhor se livrar dela antes que as pragas se espalhem.

“Para ácaros e escamas, detectar o problema cedo e inspecionar as plantas regularmente faz uma grande diferença.

Você pode usar algumas das abordagens mais fáceis de remover folhas infestadas, lavá-las com água e sabão e esmagá-las”, diz Kelley Hamby, professor de entomologia da Universidade de Maryland.

O aumento da umidade ao redor das plantas também pode ajudar a limitar o acúmulo de ácaros.

4. Moscas brancas

Esses minúsculos insetos alados têm uma aparência branca delicada e pulverulenta. O estágio imaturo não se move muito, mas os adultos se agitam quando perturbados.

Ambos os estágios sugam a seiva da planta, mas é o estágio imaturo que causa mais danos, alimentando-se da parte inferior das folhas. “As moscas-brancas imaturas parecem um pouco com cochonilhas”, diz Iles.

As folhas infestadas ficam amarelas e morrem, e a planta geralmente fica atrofiada. Fique de olho neles, especialmente em heras, hibiscos e poinsétias.

Como controlar moscas brancas

Um sabão inseticida ou óleo de nim vai se livrar das moscas brancas. “Certifique-se de aplicar na parte inferior das folhas, onde estarão os estágios imaturos da mosca branca”, diz Iles. “O tratamento provavelmente precisará ser feito semanalmente até que você não veja mais moscas brancas imaturas ou adultas”.

5. Pulgões

Os pulgões, outra praga sugadora de seiva , também produzem melada pegajosa. Eles podem atacar muitas plantas diferentes e gostam particularmente de novos crescimentos tenros, onde causam distorção e murcham. Seu ciclo de vida é curto (geralmente duas a três semanas) para que as populações possam aumentar rapidamente.

Como controlar pulgões

Um forte jato de água irá desalojar a maioria dos pulgões . Leve sua planta para fora para lavá-la com mangueira (se não estiver muito frio) ou use seu pulverizador de chuveiro.

Sabão inseticida ou sprays de óleo de nim também são eficazes.

6. Mosquitos Fungos

Embora os pequenos mosquitos-fungos adultos sejam mais um incômodo do que uma praga, o estágio imaturo (larvas) se alimenta das raízes das plantas e pode causar problemas de crescimento, especialmente em plantas jovens.

“Os mosquitos dos fungos são frequentemente um sintoma de excesso de água “, diz Hamby.

Como controlar mosquitos de fungo

Deixe a superfície do solo em vasos secar entre as regas. Não deixe a água parada em pires. Encharcar o solo com o inseticida biológico Bacillus thuringiensis var. israelensis controlará as larvas.

Armadilhas adesivas amarelas ajudarão a capturar adultos.